"O primeiro voo do protótipo PAL-V foi realizado com êxito numa base militar holandesa no mês passado", disse à AFP Robert Dingemanse, director da sociedade PAL-V, instalada em Raamsdonksveer, leste da Holanda.
O êxito do voo foi confirmado à AFP pela Universidade de Delft e pelo laboratório nacional aeroespacial, que desenvolveu o aparelho em colaboração com os engenheiros do PAL-V.
A autonomia do PAL-V (Personal Air and Land Vehicle), um avião bimotor similar a um helicóptero, é de 1.200 km em terra e de 500 km no ar. As suas hélices podem ser recolhidas quando o veículo estiver em terra.
O PAL-V, capaz de voar a 1.200 metros de altura, será comercializado a partir de 2014 ao preço de 250.000 a 300.000 euros (325.000 a 390.000 dólares), segundo Robert Dingemanse.
"O que faz dele algo único é que respeita as normas governamentais ao mesmo tempo nos seus trajectos por terra e por ar", destacou. "Portanto, não são necessárias novas infraestruturas", acrescentou.
No entanto, o PAL necessitará de 165 metros para descolar e de uma pista de 30 metros para pousar.
"Antes, a viagem aérea baseava-se em transportes colectivos", lembrou Jacco Hoekstra, decano da faculdade de engenharia aeroespacial da universidade de Delft. "Agora tornar-se-á algo muito mais pessoal", acrescentou.
Outras empresas lançaram-se a desenvolver carros voadores, entre elas a americana Terrafugia que anunciou esta semana ter testado com sucesso o seu protótipo, cuja venda está prevista para 2013.
Um dos problemas que se põe com este tipo de veículos é a criação de infraestruturas e novos parâmetros de condução. A comercialização implicaria, entre outros, a criação de um Código do Espaço Aéreo, definição de rotas e portagens, mais brigadas de Polícia Aérea para controlar o tráfego, etc.
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